Biotipos Cutâneos
19.11.18
A rotina de cuidados com a nossa pele faz toda diferença no dia a dia, mas para ser algo positivo é preciso conhecer o seu tipo de pele para assim fazer uso dos melhores cosméticos.
Ficou na dúvida? Continua lendo para descobrir o seu.
Antes de tudo, esse é um esquema de uma pele saudável onde mostra de um jeito simples algumas estruturas só para vocês entenderem melhor um pouquinho da epiderme, derme e das glândulas mais importantes as quais influenciam em cada biotipo cutâneo.
Pele Eudérmica (Normal)
Esse tipo de pele possui um equilíbrio em relação a secreção sebácea e sudorípara. É uma pele firme, com hidratação equilibrada, boa elasticidade e circulação... Muito comum em crianças e jovens.Tem coloração, textura, brilho e espessura normais. Os óstios (poros da pele) são pouco visíveis.
Cuidados Necessários
Manter a rotina de higienização facial todos os dias, usando cosméticos adequados... Desse modo teremos uma proteção diária contra todos os agendes agressores externos como o sol, poluição e frio.
Pele Lipídica (Oleosa)
A pele oleosa apresenta hiper secreção das glândulas sebáceas, aspecto brilhante, presença de comedões abertos ou fechados, orifícios pilosebáceos dilatados e com tendência a acne.Sua textura é bem espessa e granulosa.
Em muitos casos o desiquilíbrio hormonal pode ser um fator de influência ou até mesmo o excesso de calor.
Cuidados Necessários
A higienização deve ser feita diariamente a fim de controlar o excesso de secreção sebácea e queratinização. Muitas pessoas confundem, mas a pele oleosa deve receber hidratação constantemente, ela não é rica em água e sim em sebo... Por tanto, o hidratante ideal é a base de gel que não contém óleo na sua composição.
Na hora de escolher os cosméticos os mais indicados são oil free, a base de gel, com ácido salicílico ou enxofre, alfa-bisabilol e falando sobre maquiagem, opte por produtos em pó ao invés dos cremosos.
Pele Mista
Esse tipo de pele é um dos mais comuns entre a população. Geralmente é confundida com a pele Oleosa, mas nesse caso a pele possui óstios (poros) visíveis além da oleosidade na zona T (testa, nariz, queixo)... As demais regiões variam entre normal e seca.Cuidados Necessários
Quem tem pele mista precisa ficar muito atento na escolha dos cosméticos, o mais ideal é dividir e usar produtos para pele oleosa na zona T e nas laterais optar por outros produtos conforme for o tipo de pele.
Pele Alípica (Seca)
Esse é um tipo de pele que apresenta desiquilíbrio no teor de água na camada córnea e em lipídeos (secreção sebácea insuficiente). Por conta disso é bem fina, opaca, apresenta descamações e muitas vezes é sensível podendo apresentar vasos, vermelhidão e rosácea.Pela falta de elasticidade, hidratação e viço, geralmente a pele seca tem mais tendência a ter rugas e linhas finas de expressão.
Cuidados Necessários
A hidratação deve ser intensa e além disso é importante evitar produtos que a irritem, loções alcoólicas, produtos alcalinos, excesso de cosméticos de limpeza, banho quente e muitos cosméticos com corantes/aromas.
....
Gostaram de entender sobre os Biotipos Cutâneos? Agora fica mais fácil na hora de escolher os cosméticos, não é? Mas vale lembrar que a orientação de um profissional qualificado é indispensável.
Querem um post só com dicas de produtos para cada pele? Comenta aqui.
Um Beijo, amores!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Me chamo Daniela Bueno, tenho 23 anos e resido na cidade de Campinas/SP. Em 2014 me formei na faculdade de Estética e Cosmética e em 2015 conclui um curso de Depilação a Laser. Atualmente divido meu tempo trabalhando na área e no blog. Aquariana, procuro sempre estar de bem com a vida e fazer tudo que amo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário